Processos de plasticidades na aprendizagem do cérebro humano e sua relação com atividade física

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José de Caldas Simões Neto Francisco Marcelo Catunda de Oliveira Pergentina Parente Jardim Catunda Lucielton Mascarenhas Martins Ariza Maria Rocha

Resumo

Conhecer o processo de aprendizagem é um desafio para os educadores atualmente. Tentando compreender como o cérebro funciona para aprendermos, o objetivo desse trabalho é conhecer o processo de funcionamento do cérebro na aprendizagem do ser humano e sua relação com a atividade física. O presente estudo realizou-se a partir de uma revisão de literatura, fazendo a busca e seleção a partir dos seguintes descritores: anatomia, cérebro, aprendizagem e atividade física. Após análise dos artigos, pode-se perceber que a plasticidade cerebral é a capacidade do sistema nervoso central em modificar sua organização estrutural própria e de funcionamento em resposta a condições mutantes, aprendizados e a estímulos repetidos, onde a atividade física atua diretamente nesse processo, podendo um sujeito ativo fisicamente desenvolver e/ou aperfeiçoar esses processos, gerando uma contribuição importante da neuroplasticidade para a reorganização do sistema educacional em relação à aprendizagem nos diferentes ciclos da vida através de vivências interdisciplinares.

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Como Citar
SIMÕES NETO, José de Caldas et al. Processos de plasticidades na aprendizagem do cérebro humano e sua relação com atividade física. Revista MotriSaúde, [S.l.], v. 1, n. 1, feb. 2019. ISSN 2674-7782. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_motrisaude/article/view/51>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos

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