Avaliação de desempenho motor de crianças e adolescentes participantes de um programa social de esportes

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José de Caldas Simões Neto João Luiz Pereira da Silva

Resumo

O estudo surgiu da necessidade de conhecer o desempenho das habilidades motoras das crianças e adolescentes atendidas em um programa social na cidade de Mauriti-CE, os quais participam de atividades físicas e esportivas. A sua amostra foi composta 75 crianças e adolescentes, sendo 24 do sexo feminino e 51 do sexo masculino, com faixa etária entre 10 e 15 anos. Realizando a avaliação de desempenho motor por meio da bateria de testes do PROESP-Br, avaliando a agilidade com o Teste do quadrado; a velocidade com a corrida de 20 metros e aptidão cardiorrespiratória com a corrida de 6 minutos. Os resultados apresentam no geral que a agilidade e velocidade dos voluntários estão em nível fraco e na valência da resistência classificada em nível bom. Para a habilidade da agilidade 62,7% estão no nível fraco, para a velocidade apresentam 84% no nível fraco e a resistência cardiorrespiratória apresenta resultados parcialmente melhores com 26,7% em nível muito bom e 5,3% excelente. Em comparativo entre os sexos, o grupo masculino obteve melhores resultados que o grupo feminino, em todos dos testes. O estudo corrobora com outras pesquisas, que apresenta resultados melhores para o desempenho motor no sexo masculino em relação ao sexo feminino, e gera novas questões frente aos baixos níveis de desempenho motor no geral dos participantes, levantando novas prerrogativas quanto a influência da alimentação no crescimento e desenvolvimento motor, já que os resultados dos testes apresentaram baixos níveis nas variáveis analisadas em ambos os sexos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SIMÕES NETO, José de Caldas; DA SILVA, João Luiz Pereira. Avaliação de desempenho motor de crianças e adolescentes participantes de um programa social de esportes. Revista MotriSaúde, [S.l.], v. 1, n. 1, feb. 2019. ISSN 2674-7782. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_motrisaude/article/view/50>. Acesso em: 26 apr. 2024.
Seção
Artigos

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física, Brasília 1998.

CLARK, J. E. On the problem of motor skill development. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, Reston, v. 78, no.5, p. 39-45, 2007.
GALLAHUE, D. L. & OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor bebês, crianças, adolescente e adultos. São Paulo: Phorte editora, 2005.

GALLAHUE, D.; DONNELLY, F. C. Educação física desenvolvimentista para todas as idades. São Paulo: Phorte, p. 80-91, 2008.

GAYA, Adroaldo; GAYA, Anelize. Manual de testes e avaliação. Projeto Esporte Brasil. PROESP-BR, Versão, 2016.

GUEDES, D.P. Implicações associadas ao acompanhamento do desempenho motor de crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.21, p.37-60, 2007.

MANOEL, Edison de J. et al. A dinâmica do comportamento motor, sua aprendizagem e história natural em crianças: implicações para a educação física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, n. supl. 4, p. 33-48, 2017.

ROSA NETO, et al. A Importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 12, n. 6, p. 422-427, 2010.

SUMIHARA, Karina Moura Santos. Educação física e saúde: uma importância da educação física escolar na prevenção ao sedentarismo no Colégio Estadual Complexo. 2013.

PEREIRA, et al. Aptidão física em escolares de uma unidade de ensino da rede pública de Brasília-DF. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 16, n. 3, p. 205-206, 2011.

FEITOZA, et al. Capacidade física de velocidade e a relação com desempenho motor dos alunos do projeto história de superação. Redfoco, v. 4, n. 1, p. 37-38, 2017.

MAGILL, Richard A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. Edgard Blücher, 2008.

MOREIRA, Cíntia Dias et al. Nível de aptidão física para o desempenho esportivo em participantes adolescentes do projeto esporte em ação. RBPFEX-Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 11, n. 64, p. 74-82, 2017.