Futevôlei uma proposta para iniciação esportiva
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O futevôlei foi criado no Rio de Janeiro, um esporte conhecido por usar os fundamentos do futebol em uma quadra semelhante ao voleibol. O objetivo é identificar aspectos da iniciação esportiva a fim de estabelecer relações com o futevôlei e apresentar uma sequência de atividades para auxiliar os profissionais de Educação Física em uma aula de aprendizagem de fundamentos na modalidade. A partir da democratização do espaço de prática, considerando o princípio de jogar para aprender, também propõe uma proposta modal de ensino, vivência e aprendizagem, buscando dar prioridade ao trabalho com brincadeiras adaptadas, com grande quantidade de exercícios de situação de jogo. Portanto, não busca apenas divulgar e ensinar o futevôlei, mas também enfatizar princípios metodológicos globais, levantar situações adversas e permitir que os praticantes formulem soluções durante o jogo e, desde então, as próprias técnicas, táticas e habilidades. Conclui-se que o ensino não se concentra apenas nos jogos, mas também mostra aos alunos o porquê da prática, assim como todo o ambiente que envolve o esporte em si, como integração, socialização, cooperação e tornar os conhecimentos aprendidos nas partidas de futevôlei úteis para o dia a dia dos alunos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Referências
FUTEVÔLEI, Confederação Brasileira de; 2002, Disponível em: http://www.futevolei.com.br/Historia.html. Acesso em: 18 ago. 2021.
FUTEVÔLEI. Tudo que você precisa saber para começar. Disponível em: < https://www.aberbeach.com.br/blog/tudo-que-voce-precisa-saber-para-comecar-no-futevolei/>. Acesso em: 18 ago. 2021.
LETIERI, R. Futevôlei: regras, benefícios e dicas de alimentação e suplementação. 2020.
PAES, R. R; BALBINO, H. F. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. DE ROSE, D. et al. Esporte e atividade física na infância e adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, p. 73-83, 2009.
PAES, R. R. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: ROSE JR. Esporte e atividade física na infância e adolescência. São Paulo: Artmed, p. 89-98, 2002.
SCAGLIA, A. J. et al. O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés: todos semelhantes, todos diferentes. 2003. Disponível em: < http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/275430/1/Scaglia_AlcidesJose_D.pdf >. Acesso em: 19 ago. 2021.
SOUZA, G.H.V.; GALATTI, L. R. Pedagogia do esporte e iniciação ao futevôlei: Uma proposta didática a partir da expansão das superfícies de prática do jogo. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 13 - Nº 127, 2008. Disponível em:< https://www.efdeportes.com/efd127/pedagogia-do-esporte-e-iniciacao-ao-futevolei.htm >. Acesso em: 23 mar. 2