Os Conhecimentos sobre os conteúdos da aptidão física em crianças e adolescentes CONHECIMENTOS SOBRE OS CONTEÚDOS DA APTIDÃO FÍSICA E M CRIANÇAS E ADOLESCENTES

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Milton César Giralde Matheus David Matheus Galiazzi João Pedro Martins Ademir Testa Junior, Dr.

Resumo

O presente estudo tem como base mostrar o nível de conhecimentos de crianças e adolescentes sobre os conceitos de aptidão física, onde os jovens e adolescentes estão se tornando cada vez mais sedentários, de modo que deixam de lado os benefícios que a prática de exercício traz para eles, com isso, tornando-se adolescentes fora do peso. O objetivo do estudo foi identificar e descrever os conhecimentos de crianças e adolescentes sobre os conteúdos da aptidão física. O estudo foi feito de forma quantitativa, foram coletados dados de 139 crianças e adolescentes de ambos os sexos, e usado os dados entre 11 e 17 anos. Nesse sentido, para que pudessem participar do estudo tinham que estar matriculado em uma escola pública ou particular. A escolha dos alunos foi feita através de um convite nas escolas onde nos autorizou para realizar o estudo onde os alunos  podiam aceitar ou negar a participação da pesquisa, aqueles que aceitaram, apresentaram o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) devidamente assinado pelos alunos e seus respectivos responsáveis legais. Foi observado que segundo os participantes, o conceito de saúde, é o estado dinâmico relacionado ao bem-estar físico, mental e social. Notou-se que os alunos sabem que a prática de exercício físico é essencial, mas ainda existe uma dificuldade em praticar, ao serem questionados, não praticam por falta de interesse. A maioria das crianças e adolescentes relataram ter mais motivação em praticar exercício se tivesse caminhadas ou corridas de modo recreativo. Com isso, é de se reiterar a importância do profissional de Educação Física para que possa se proliferar os benefícios da atividade física e também ampliar mais ainda seus conhecimentos sobre o tema específico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GIRALDE, Milton César et al. Os Conhecimentos sobre os conteúdos da aptidão física em crianças e adolescentes. Revista MotriSaúde, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 13, dec. 2021. ISSN 2674-7782. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_motrisaude/article/view/267>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

ANTUNES, H.K.M; SANTOS. R.F; CASSILHAS, R; SANTOS, R.V.T; BUENO, O.F.A. Exercício físico e função cognitiva: uma revisão. Revista Brasileira de medicina do esporte, v. 12, p. 108-114, 2006.

BARBANTI, V. J. Dicionário de educação física e esperte. 2 ed.- Barueri, SP: Manole, 2003.

CAPUTO, F; OLIVEIRA, M.F.M; GRECO, C.C; DENADAI, B.S. Exercício aeróbio: aspectos bioenergético, ajustes fisiológicos, fadiga e índices de desempenho. Revista Brasileira Cineantropom Desempenho Hum, 2009.

CASEMIRO, J. P; FONSECA, A.; SECCO, F. V. M. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciência & Saúde Coletiva, 2014.

FERRREIRA, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar, ampliando o enfoque. rev. bras. ciencic. esporte, v. 22,n.2, p.41-54, jan. 2001.

GUEDES, D.P.; GUEDES, J. E. R. P. Esforço Físico nos programas de Educação física Escolar. Rev. Paul. Educ. Fis., São Paulo, v. 15, n. 1, p. 33-44, jan./jun.2001.

MAITINO, E. M. interface da educação física escola com saúde. Revista min. Educ.Fis., Viçosa, v. 9, n. 2, p. 96-114, 2001

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho cientifico: procedimento básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. Ed São Paulo: Atlas, 2012

MARINHO, C. L. F.; RIBEIRO. L. S. Atualizações dos fatores determinantes da inatividade física em adolescentes e consequentemente o surgimento de doenças. Revista Uningá, 2019.

NEIRA, M.G Educação física: desenvolvimento competências. 3 ed. São Paulo: Phorte, 2009

OLIVEIRA, A.A. B. Metodologia emergentes no ensino da educação física. Revista da educação física/ UEM, Maringá, v. 1, n. 8, p. 21-27, 1997.

PETROSKY, E.L.; PELEGRINI, A. Associação entre o estilo de vida dos pais e a composição corporal dos filhos adolescentes. Revista Paulista de Pediatria [S.I.], v.27, n.1, p.48-52,2009.

SANTOS, B.J; SERRA, H; PEREIRA, A.S. Compreensão de estudantes do ensino médio sobre sedentarismo, nível de atividade e exposição a comportamento sedentário. Revista Thema. V.16/ n.4/ 2019.

SOUZA JUNIOR, S. L. P.; BIER, A. importância da atividade física na promoção de saúde da população infanto-juvenil. Revista digital, Buenos Aires, Ano 13, n. 119, abr. 2008.

TESTA JR, A.; PELLEGRINOTTI, Í. L. Aprendizagens sobre exercícios físicos por meio da metodologia baseada na resolução de problemas. In: Educação física em foco 2. Atena editora p. 1-388–416, 2019.

TESTA JUNIOR, A.; PELLEGRINOTTI, I. L. Efeitos do ensino por problemas sobre a atividade física e aptidão física em escolares. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 24, p. 1-7, 2019.

TESTA JUNIOR, A.; ZULIANI, S. 2. Q. A. Metodologia baseada em laresolucion de problema aplicada a las classes de educacion física em lapespectiva de laeducacion para lasalud. Dissertação de mestrado (Programa de pós-graduação em Educação). Universidaddel salvador, Buenos Aires/AR, 2012.

TESTA JUNIOR, Ademir et al. Learning about the contents of physical fitness, specifying the importance of physical activity for health and sedentary lifestyle as an obstacle in adolescents, after intervention of theoretical and practical teaching based on problems Aprender sobre os conteúdos da aptidão física, especificando. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 9, p. 87333-87354, 2021.