Estudo da prática de exercícios resistidos frente a indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luiz Carlos Batista Dos Santos Renan Floret Turini Claro

Resumo

O estudo da prática de exercícios resistidos frente a indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada se faz necessário estudar sobre a prática de exercícios resistidos frente a indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada, já que esta enfermidade esta cada vez mais presente num mundo cada vez mais individualista. O método utilizado foi à revisão de literatura, a partir das bases de dados: SciELO, Pepsic, caracterizando uma pesquisa exploratória, visando agregar assim, conteúdo significativo para melhor compreensão do tema. A análise dos resultados desta revisão de literatura demonstra que a prática de atividades físicas pode ser considerada, como uma forma promissora de melhora, acenando para que a prática de exercícios físicos, como forma auxiliar ao transtorno de ansiedade generalizada. Constata-se diretamente, que a prática de exercícios, pode ser apropriada, para amenizar referida patologia, porem, um tratamento mais específico e técnico se faz necessário.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DOS SANTOS, Luiz Carlos Batista; CLARO, Renan Floret Turini. Estudo da prática de exercícios resistidos frente a indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada. Revista MotriSaúde, [S.l.], v. 2, n. 1, dec. 2020. ISSN 2674-7782. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_motrisaude/article/view/234>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos

Referências

REFERÊNCIAS
ANTUNES, H. K. M. et al. Exercício físico e função cognitiva: uma revisão. Rev Bras Med Esporte, Niterói, v. 12, n. 2, p. 108-114, Abr. 2006. Disponível em: . Acessado em 10 maio 2020.

ARAUJO, S. R. C. de; MELLO, M. T. de; LEITE, J. R. Transtornos de ansiedade e exercício físico. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, v. 29, n. 2, p. 164-171, Junho 2007. Disponível em: . Acessado em 10 maio 2020.

CAMPOS, C. G. et al. Conhecimento de adolescentes acerca dos benefícios do exercício físico para a saúde mental. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 8, p. 2951-2958, Ago. 2019. Disponível me: . Acessado em 10 maio 2020.

CAMPOS, C. R. F. et al. Academic performance of students who underwent psychiatric treatment at the students’ mental health service of a Brazilian university. Sao Paulo Med. J., São Paulo, v. 135, n. 1, p. 23-28, Jan. 2017. Disponível em: . Acessado em 10 maio 2020.

COHEN, E. B.; COSTA, A. R. L.; AMBIEL, R. A. M. Relação entre Sintomas Depressivos e Esperança Cognitiva em Universitários. Rev. Psicol. IMED, Passo Fundo, v. 11, n. 2, p. 3-14, dez. 2019. Disponível em: . Acessado em 10 maio 2020.

GOULART PIRES, E. A. Hábitos de atividade física, padrões de comportamento e estresse em adolescentes de Florianópolis. Brazilian Journal of Kinanthropometry and Human Performance, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 109, jan. 2001. Disponível em: . Acessado em 10 maio 2020.

GRECO, G. Treino de força, crianças e adolescentes. EFDesportes. Ano 15, nº 149, 2010. Disponível em: . Acessado em: 11 de fev. 2020.

KING, A. L. S. et al. Cardio-respiratory symptoms in panic disorder: a contribution from cognitive-behaviour therapy. J. bras. psiquiatr., Rio de Janeiro, v. 60, n. 4, p. 301-308, 2011. Disponível em: . Acessado em 10 maio 2020.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1996.

RODRIGUES, M. D. da S. et al. Transtorno de Ansiedade Social no Contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 43, n. 1, p. 65-71, mar. 2019. Disponível em: . Acessado em 10 maio 2020.

SANTAREM, J. M. Fisiologia do exercício e treinamento resistido na saúde, na doença e no envelhecimento. Apostila CECAFI, São Paulo, 2005.

SARDINHA, A.; ARAUJO, C. G. S. de; NARDI, A. E. Treinamento físico intervalado como ferramenta na terapia cognitivo-comportamental do transtorno de pânico. J. bras. psiquiatr., Rio de Janeiro, v. 60, n. 3, p. 227-230, 2011. Disponível em: . Acessado em 10 maio 2020.

SILVA, S. P. Aptidão cardiorespiratória e composição corporal em crianças e adolescentes. Motriz: rev. educ. fis. vol.16, n.3, pp.664-671. 2010. Disponível em: . Acessado em 10 maio 2020.