Análise do somatótipo em árbitros de futebol

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gabriel Aparecido Pinheiro Vinicius Diego de Oliveira Guilherme Augusto Martines

Resumo

O futebol chegou ao Brasil em 1894 por intermédio de Charles Miller. Entretanto, o árbitro já era um elemento efetivamente integrante das partidas em 1884 antes mesmo do futebol por aqui chegar, configurando-se no esporte como um elemento fundamental para a ocorrência das partidas. Sabendo que a morfologia é um componente importante dentro da prática esportiva, é de extrema necessidade analisar o somatótipo dos árbitros, uma vez que este influenciará o rendimento dos mesmos durante uma partida. Através de uma revisão bibliográfica, objetivou-se observar a característica somatotipológica em árbitros de futebol e sua influência no exercício de sua intervenção profissional. Em suma, é possível sugerir que os árbitros caracterizados com predominância em mesomorfia apresentaram maior aporte muscular, bem como maiores índices de desenvolvimento durante o treinamento, culminando assim em melhores índices de performance durante a partida de futebol.


 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PINHEIRO, Gabriel Aparecido; OLIVEIRA, Vinicius Diego de; MARTINES, Guilherme Augusto. Análise do somatótipo em árbitros de futebol. Revista MotriSaúde, [S.l.], v. 2, n. 1, nov. 2020. ISSN 2674-7782. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_motrisaude/article/view/196>. Acesso em: 05 may 2024.
Seção
Artigos

Referências

ALMEIDA, K. Nosso Futebol. Arte e Texto, São Paulo, 1999.

ANTUNES, P. Regras de futebol. Cia Brasileira, São Paulo, 1999.

CARTER, J. et al. Somatotype and size of elite female basketball players. J Sports Sci. 2005.

DA SILVA, A. Somatótipo e aptidão física em árbitros assistentes de futebol. Int. J. Morphol, [S. l.], v. 29, n. 3, p. 792-798, 1 abr. 2011.

DA SILVA, A. Bases científicas e metodológicas para o treinamento do árbitro de futebol. Curitiba: UFPR, 2005.

DA SILVA, A. et al. Antropometria e morfologia de árbitros profissionais de futebol: comparação entre os Estados do Paraná e Sergipe. Revista Brasileira Ciência em movimento. 2012.

DA SILVA, A.; LOS SANTOS, H.; CABRERA, C. Análisis Comparativo de la Composición Corporal de Árbitros de Fútbol de Brasil y Uruguay. Int. J. Morphol.,, [S. l.], v. 3, p. 877-882, 1 jun. 2012.

DA SILVA, A.; RECH, C. Somatotipo e composição corporal de árbitros e árbitros assistentes da CBF. Revista brasileira de cineantropometria e desempenho humano. 2007.

DA SILVA, A; RODRIGUEZ-AÑEZ, C. Dispêndio energético do árbitro assistente de futebol. Revista da Educação Física/UEM. 2001a.

DA SILVA, A.; RODRIGUES-AÑEZ, C. Perfil antropométrico e da composição corporal de árbitros de futebol. Revista digital- Buenos Aires. 2001b.

DE GARAY, A; LEVINE, L; CARTER, J. Genetic and anthropological studies of olympic athletes. Academic Press. 1974.

FIFA. Regras de futebol. Conexão Brasil Computação Gráfica. 2014.

HELAL, R; SOARES, A LOVISOLO, H. A invenção do país futebol: Mídia, raça e idolatria. 2. ed. [S. l.]: MAUAD, 2012.

INTERNACIONAL FOOTBALL ASSOCIATION BOARD. Regras do jogo. IFAB, Suíça, 1999.

KAMINAGAKURA, E. et al. Análise comparativa do perfil antropométrico de árbitros e jogadores de futebol. Arquivo ciência e Saúde Unopar Umuarama, [S. l.], p. 23-30, 1 jan. 2013.

NORTON, K.; OLDS, T. Morphologia evolution of athletes over the century: causes and consequences. J Sports Med. 2001.

OLIVEIRA, L et al. Características morfológicas e antropométricas de árbitros principais e assistentes profissionais de futebol da Paraíba. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. 2016. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/409/349. Acesso em: 12 set. 2020.

PEREIRA, N; SANTOS, R. Arbitragem no futebol de campo: estresse como produto desse controle coercitivo. Revista Brasileira Psicologia do Esporte. 2007.

REILLY, T.; GREGSON, W. Special populations: The referee and assistant referee. Journal of Sports Sciences. 2006.

SILVA, A. S. Construção e validação de um instrumento para medir o nível de estresse dos árbitros dos jogos esportivos coletivos. 2002. Dissertação de mestrado (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) - EEFFTO, [S. l.], 2004.

SILVA, G. et al. Intensidade de esforço da arbitragem de futebol. HU Revista, [S. l.], 2008.

VARGAS, G.; INÁCIO DA SILVA , A.; ARRUDA, M. Perfil antropométrico e aptidão física de árbitros profissionais de futebol chilenos. Int. J. Morphol, [S. l.], p. 897-904, 23 maio 2008.

VIEIRA, C. et al. Somatotipo e composição corporal de árbitros de futebol do nordeste e sul do Brasil. HU Revista. 2016.