O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • Processo de Avaliação pelos Pares


Orientações gerais para avaliação dos trabalhos


A comissão editorial não assume a responsabilidade por opiniões/conceitos emitidos. A comissão editorial se reserva o direito de selecionar os trabalhos para publicação, considerando o processo avaliativo descrito abaixo. 


Processo Avaliativo


O processo avaliativo dos trabalhos submetidos à revista MotriSaúde compreende 2 fases:


Fase 1 – Pré-avaliação


Ao observar a submissão de um trabalho, a Comissão Editorial desenvolve uma primeira fase de apreciação do manuscrito, o que envolve a avaliação:



  • da correspondência da proposta de publicação com o escopo do periódico, o qual poderá ou não ser aceito.

  • dos aspectos de formatação, tendo em vista as orientações disponíveis no menu “diretrizes para autores”.

  • da ausência de elementos que identifiquem a autoria, seja no texto ou nas propriedades do arquivo.


 Caso sejam observados problemas quanto a esses itens, as submissões serão automaticamente arquivadas e os autores serão informados sobre a impossibilidade de continuidade da avaliação. 


Fase 2 – Avaliação pelos Pares


A submissão que passa pela fase 1 estará apta a seguir no processo avaliativo. Nesse processo, as etapas são as seguintes:


Ficará a cargo da comissão editorial designar 2 avaliadores para emitirem pareceres, e lhes solicitará que respondam em um prazo máximo de 3 semanas.


Os avaliadores deverão proceder a revisão dos trabalhos, considerando os 6 aspectos norteadores pontuados abaixo, na forma de questões:


1.Coerência: o trabalho apresenta uma argumentação lógica, concatenada com o referencial teórico-metodológico adotado? Apresenta claramente os objetivos e desenvolve esforços coerentes no sentido de atingi-los? Chega a conclusões condizentes com o processo argumentativo e com os propósitos?


2.Consistência: o manuscrito denota capacidade de convencimento em nível equivalente às produções já existentes sobre o tema? Os enunciados são suficientemente fundamentados a ponto de confrontar argumentações contrárias e se sustentarem?


3.Objetivação/força de convencimento: o trabalho consegue apreender elementos constitutivos do fenômeno estudado? As análises trazidas são suficientes para captar, apresentar e convencer sobre a verossimilhança dos resultados a respeito do fenômeno?


4.Originalidade/pertinência: o tema e os propósitos do trabalho abordam questões relevantes para a área de estudo? Contextualiza uma lacuna de conhecimentos e produz resultados que representam avanços? Contribui para novas reflexões ou questionamentos na área?


5.Registro linguístico e normas técnicas: o registro textual demonstra domínio da língua escrita formal? As determinações de normas técnicas adotadas pela revista estão contempladas?


6.Ética de pesquisa e publicação: a pesquisa segue os padrões consensuais de ética de pesquisa nas investigações em interface com as ciências sociais e humanas?


 Diante dos pareceres emitidos, em caso de divergências, a comissão editorial poderá designar outros avaliadores com o intuito de reunir mais informações sobre o trabalho, tendo em vista os aspectos norteadores adotados. Esses novos colaboradores também terão um prazo máximo de 3 semanas para se manifestarem. Com base nas recomendações e pareceres dos avaliadores envolvidos, a comissão editorial poderá deliberar por 3 diferentes formas:



  • Aprovar o trabalho para a publicação.

  • Solicitar correções, modificações ou complementações aos autores.

  • Rejeitar o trabalho para a publicação.


 Caso a deliberação seja a de Solicitação de correções, modificações ou complementações, os autores terão um prazo máximo de 15 dias para a manifestação e postagem da nova versão do trabalho. Isso ocorrendo, os autores serão novamente consultados e terão um prazo máximo de 3 semanas para verificar o atendimento das questões indicadas. Em caso de divergência, a comissão editorial poderá designar um novo parecerista, que também terá um prazo de 3 semanas de prazo para emissão de seu parecer. Cabe destacar que as recomendações de alterações não implicam na aceitação do manuscrito.


 O trabalho aprovado, será automaticamente publicado na próxima edição da revista MotriSáude.



  • Declaração de Direito Autoral

  • Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;

  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado

  • Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. 



  • Política de Privacidade


Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. Todos os direitos reservados. Qualquer parte desta publicação poderá ser reproduzida para fins acadêmicos, desde que citada a fonte. 



  • Política de Acesso Livre


Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização da informação e do conhecimento.


 


                                                                   PREPARAÇÃO DO ARTIGO


O material encaminhado à revista deverá apresentar as seguintes configurações:


Folha A4 (210 X 297 mm) com margem esquerda e superior de 3 cm e margem direita e inferior de 2 cm. Texto digitado em fonte Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5 entrelinhas, com todas as páginas numeradas no canto superior direito. Deve ser redigido em português. Se for necessário incluir depoimentos dos sujeitos, estes deverão ser em itálico, em letra tamanho 10, na seqüência do texto. Para as citações, usar as normas propostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na NBR 10520. A correta citação no texto é de responsabilidade do(s) autor(res).


Autoria: Deverá aparecer logo abaixo do título do artigo, indicado por asterisco, iniciais maiúsculas e fonte 10. No rodapé, deverá constar a ordem em que devem aparecer os autores na publicação, a maior titulação acadêmica obtida, filiação institucional, onde o trabalho foi realizado (se foi subvencionado, indicar o tipo de auxílio, nome da agência financiadora) e o endereço eletrônico.


Título e Subtítulo: apresentar o título do trabalho conciso e informativo em português (fonte 14, negrito e maiúsculas), e também em inglês (fonte 12, sem negrito e maiúsculas) contendo o nome dos autores (no máximo 6).


Resumo: em português e inglês (Abstract). Deve vir após a folha de rosto e se limitar a 250 palavras, contendo: objetivo do estudo, metodologia, principais resultados e conclusões. Digitado em fonte 10, sem recuo de parágrafo e espaçamento simples.


Palavras-chave: devem aparecer abaixo do resumo, conter no mínimo 3 e no máximo 6 termos que identifiquem o tema, limitando-se aos descritores, recomendados no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) e apresentados pela BIREME (disponíveis em http://www.decs.bvs.br). Apresentá-los em letra inicial maiúscula e separados por ponto.


Tabelas: limitadas a cinco no conjunto, devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto, com a inicial do título em letra maiúscula e sem grifo, evitando-se traços internos horizontais ou verticais. Notas explicativas deverão ser colocadas no rodapé das tabelas (fonte 10).


Ilustrações: deverão usar as palavras designadas (fotografias, quadros, desenhos, gráficos, etc) e devem ser limitadas ao mínimo, numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no texto. As legendas devem ser claras, concisas e localizadas abaixo das ilustrações. Figuras que representem os mesmos dados que as tabelas não serão aceitas. Para utilização de ilustrações extraídas de outros estudos já publicados, os autores devem solicitar a permissão, por escrito, para reprodução das mesmas. As autorizações devem ser enviadas junto ao material por ocasião da submissão. As ilustrações deverão ser enviadas juntamente com os artigos em uma pasta denominada figuras, no formato BMP ou TIF com resolução mínima de 300 DPI.Figuras coloridas não serão publicadas.


Notas de rodapé: devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver essa possibilidade, inserilas na página onde foram referenciadas, em algarismos arábicos.


Abreviações/Nomenclatura: o uso de abreviações deve ser mínimo e utilizadas segundo a padronização da literatura. Indicar o termo por extenso, seguido da abreviatura entre parênteses, na primeira vez que aparecer no texto. Quando necessário, citar apenas a denominação química ou a designação científica do produto.


Citações no Texto: seguir o sistema autor-data proposto pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na NBR 10520.


Agradecimentos: deverão, quando necessário, ocupar um parágrafo separado antes das referências.


Referências: todas as referências citadas no texto devem estar em ordem alfabética, elaboradas conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) propostas na NBR 6023/2002.