Estudo epidemiológico acerca do diagnóstico da pneumonia associada à ventilação mecânica em adultos internados em unidades de terapia intensiva no Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Kely Braga Imamura

Resumo

Introdução: A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é uma das infecções de maior prevalência e de importância clínica nas unidades de tratamento intensivo (UTI). A PAV é caracterizada como uma resposta inflamatória causada por patógenos nosocomiais. Objetivo: sendo assim, o presente estudo visa abordar os principais métodos de análise para diagnóstico da PAV com verificação dos fatores de risco associados. Metodologia: Para tanto, realizou-se um estudo de revisão bibliográfica nas bases de dados Scielo e NCBI (PubMed) acerca dos meios de diagnóstico da PAV em pacientes internados em unidades de terapia intensiva. 15 artigos foram selecionados para uma análise mais completa. Resultados, discussão e conclusão: Com base nestes estudos, concluiu-se que a técnica mais eficiente para o diagnóstico da PAV consiste no semeio de material aspirado do trato respiratório em cultura, seguida de análise automatizada.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
IMAMURA, Kely Braga. Estudo epidemiológico acerca do diagnóstico da pneumonia associada à ventilação mecânica em adultos internados em unidades de terapia intensiva no Brasil. Revista InterSaúde, [S.l.], v. 1, n. 5, p. 125-134, jan. 2022. ISSN 2674-869X. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_intersaude/article/view/256>. Acesso em: 26 apr. 2024.
Seção
Artigos