A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM DURANTE A GRADUAÇÃO SOBRE O PROCESSO MORTE E MORRER

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Monise Ferreira Santos

Resumo

INTRODUÇÃO: A morte faz parte do desenvolvimento humano acompanhando o seu ciclo vital e deixando suas marcas, sendo algo que não pode ser descrita, ou seja, a própria palavra “morte” não dá conta do que ela seja. Os trabalhadores de enfermagem sofrem intensamente ao cuidar dos pacientes em processo de morrer e, para enfrentarem o sofrimento cotidiano, utilizam diversas estratégias e mecanismos de defesa. Umas das causas da dificuldade de aceitação do processo é o fato de que durante a formação acadêmica o tema “morte” é pouco abordado, podendo haver, várias lacunas, em que o profissional é incentivado a acreditar que somente a cura e a recuperação do paciente são características de um bom cuidado. OBJETIVO: Investigar a abordagem sobre o processo “morte e morrer”, na formação acadêmica do enfermeiro. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica, relativa à abordagem do processo morte e morrer na formação acadêmica do enfermeiro. Para as buscas dos artigos foram consultadas plataformas de publicações científicas, onde foram encontrados livros e Artigos de Revistas contendo pesquisas na área da Saúde. Após a leitura dos resumos dos materiais selecionados foram descartados os que se repetiam entre os sites de busca e que não abordavam exatamente o tema objeto deste estudo. Em seguida, foi realizada leitura na íntegra dos dezessete materiais que realmente fizeram parte do conteúdo para a análise e escrita deste Trabalho de Conclusão de Curso. DISCUSSÃO: É de grande importância que a equipe de enfermagem seja preparada durante sua formação para saber lidar com o paciente terminal, com seus familiares e com a morte e o morrer. No entanto, a realidade não é essa, visto que os temas morte e morrer são pouco abordados durante a formação profissional, havendo a ênfase apenas na cura dos pacientes. A maioria dos profissionais, diante a dificuldade em lidar com a morte, pode se tornar incapaz de proporcionar a assistência adequada aos pacientes em situação de morte, privando - os inconscientemente de sua ajuda, afeição e amparo nesse momento de extrema necessidade.

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Como Citar
SANTOS, Monise Ferreira. A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM DURANTE A GRADUAÇÃO SOBRE O PROCESSO MORTE E MORRER. Revista InterSaúde, [S.l.], v. 1, n. 5, p. 83-100, jan. 2022. ISSN 2674-869X. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_intersaude/article/view/252>. Acesso em: 19 apr. 2024.
Seção
Artigos