ANÁLISE DA DISPENSAÇÃO DE SINVASTATINA EM DROGARIAS DA CIDADE DE JAÚ/SP

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Eduarda Carreira Carneiro Silmara Elaine Ferraz Storti De Pieri Gustavo Rossanezi Susana Gabriela Ragazzi Cândido Tanize do Espirito Santo Faulin

Resumo

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Um dos fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares é a elevada concentração plasmática de LDL colesterol. As estatinas são fármacos que reduzem a concentração plasmática de LDL colesterol e consequentemente reduzem o risco de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e mortalidade cardiovascular. No Brasil, a sinvastatina, um tipo de estatina, pode ser adquirida em drogarias pelo valor total ou por um valor inferior através do programa governamental “Aqui Tem Farmácia Popular” (ATFP), mediante a apresentação de documento pessoal e receita médica. Neste estudo foi analisada a dispensação da sinvastatina, pelos dois modos mencionados, em drogarias privadas do município de Jau, localizado no Estado de São Paulo. De acordo com os resultados obtidos, a dispensação de sinvastatina na concentração de 20 mg é muito maior pelo ATFP do que sem utilizar este programa. Inclusive, a dispensação deste fármaco pelo programa tem aumentado nos últimos anos, evidenciando o importante papel deste subsídio para a população.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CARREIRA CARNEIRO, Maria Eduarda et al. ANÁLISE DA DISPENSAÇÃO DE SINVASTATINA EM DROGARIAS DA CIDADE DE JAÚ/SP. Revista InterSaúde, [S.l.], v. 1, n. 5, p. 52-69, jan. 2022. ISSN 2674-869X. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_intersaude/article/view/246>. Acesso em: 27 apr. 2024.
Seção
Artigos