Pulseira de identificação Atuação do enfermeiro na segurança do paciente

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Miriam Aparecida Ferreira Cristiane Tavares Chalup Elaine Gomes Rosa Michele Cristina da Silva Barros Nalva do Espírito Santo Seabra Lorena de Godoi Montes

Resumo

A identificação do paciente é uma ação simples e basica e esta prevista na normativa da ANVISA atraves do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNPS)- lançado em 1° de abril de 2013. As ocorrências  ocassionadas pela falta da adesão da pulseira de identificação vêm sendo uma das maiores problemáticas apontada pelos serviços de saúde. O processo de identificação do paciente é uma prática usual e essencial para garantir á segurança e boa  qualidade na assistência, reduzindo os possíveis eventos adversos relacionadas a pratica do cuidado. Contudo, fatores culturais, organizacionais, matérias corroboram com as falhas identificadas no que diz respeito a identificação. Este artigo teve como obejetivo constatar os motivos pelo qual os pacientes internados em unidade hospitalar encontram-se sem pulseira de identficação e especificar a conduta do enfermeiro diante episódio elucidado. Para isto foi realizado uma pesquisa bibliográfica com base em análise, levantamento de artigos científicos, disponíveis no Google acadêmico, Scielo, Bxsalud e Ministério da Saúde. Com base nas informações analizadas, observa-se á importância da inclusão e participação ativa do profissional enfermeiro na implantação da cultura de segurança do paciente na âmbito hospitalar.


Palavra- chave: Segurança do paciente, pulseira de identificação, atuação do enfermeiro, eventos adversos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FERREIRA, Miriam Aparecida et al. Pulseira de identificação. Revista InterSaúde, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 31-41, nov. 2020. ISSN 2674-869X. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_intersaude/article/view/146>. Acesso em: 25 nov. 2024.
Seção
Artigos