BENEFÍCIOS E RISCOS DO USO DE COXIBES

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Arthus Franco de Godoy Nathalia Serafim dos Santos Edson Hideaki Yoshida Thais Paulino Estanagel Mariana Donato Pereira Ricardo Silveira Leite

Resumo

Buscando fármacos com menos efeitos secundários no trato gastrintestinal – TGI, foram lançados os COXIBS, subclasse de anti-inflamatórios cujo mecanismo de ação consiste na inibição seletiva da Ciclo-oxigenase - 2 (COX-2). São agentes capazes de manter a mesma eficácia dos demais anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) na modulação da resposta inflamatória, porém livres de reações secundárias no TGI. O objetivo é conceituar o processo inflamatório e descrever os principais efeitos benéficos ou maléficos dos AINEs seletivos para COX-2 no organismo. Para isto foi realizada uma pesquisa por meio de consultas à base de dados como Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, e ao acervo da biblioteca da Faculdade Sudoeste Paulista – FSP. Classificaram-se alguns AINEs quanto à seletividade para a COX-2 e realizou-se um comparativo entre dois fármacos, um não seletivo e outro altamente seletivo para a isoforma de interesse. Essa comparação baseou-se nos principais benefícios e riscos inerentes à farmacologia de cada um deles ressaltando os reflexos a nível fisiológico provenientes da inibição da enzima alvo. Diante dos resultados obtidos é possível sugerir que os efeitos indesejados teriam um menor índice de ocorrência, porém a aplicação terapêutica deve ser avaliada com muito critério.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DE GODOY, Arthus Franco et al. BENEFÍCIOS E RISCOS DO USO DE COXIBES. Revista InterSaúde, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 118-128, apr. 2020. ISSN 2674-869X. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_intersaude/article/view/142>. Acesso em: 25 apr. 2024.
Seção
Artigos