PRINCIPAIS MECANISMOS DE AÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E SUA RESPOSTA RELACIONADA A NEURODEGENERAÇÃO DE CÉLULAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO EM SITUAÇÕES DE INFECÇÃO VIRAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Yara Yanaê De maria Messias Miranda Junior

Resumo

Sendo considerado como um dos mais importantes do organismo humano, o sistema imunológico, por ser responsável pala defesa contra agentes agressores, possui inúmeras células e substâncias que contribuem para a manutenção fisiológica da vida. Esses processos permitem que em casos onde haja a exposição a determinados patógenos, o corpo desencadeie uma resposta, frente a infecção ou ao contato com qualquer antígeno não próprio, induzindo inflamação local (segunda linha de defesa) e a produção de anticorpos específicos (terceira linha de defesa), para o combate do agente agressor. Essa complexa maquinaria celular e molecular, é composta pelos glóbulos brancos e por estruturas moleculares proteicas sinalizadoras, como as citocinas e anticorpos, que agem de acordo com receptores específicos e proteínas de ligação, que permitem a eficácia desse sistema. Entretanto, referências expõe alguns mecanismos de ação do sistema imunológico como prejudiciais, em algumas situações, onde fatores bioquímicos e celulares são produzidos em larga escala, tendo sua ação exacerbada, muitas vezes sistêmica e em locais importantes para o equilíbrio omeostático, provocando alterações como perda de função tecidual, corte de recursos nutricionais e até choques hipovolêmicos.  Notável como de função soberana, por realizar o controle dos outros sistemas, para o sistema nervoso central, qualquer interrupção do aporte nutritivo, ou perda de função tecidual, por menor que ela seja, pode gerar impactos graves tanto celulares (neurodegeneração e desmielinização), quanto moleculares (resposta inflamatória em ambiente neuronal, onde os impulsos elétricos e químicos podem ser afetados). Dessa forma, o objetivo desse artigo, foi expor com profundidade os mecanismos de ação do Sistema Imunológico (SI) e seus efeitos sobre o Sistema Nervoso (SN), bem como as relações entre a ação viral, a resposta inflamatória e os mecanismos citotóxicos no ambiente neuronal, podendo ou não essas relações provocarem desmielinização e neurodegeneração em casos de patologias por micro-organismos intracelulares.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DE MARIA, Yara Yanaê; JUNIOR, Messias Miranda. PRINCIPAIS MECANISMOS DE AÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E SUA RESPOSTA RELACIONADA A NEURODEGENERAÇÃO DE CÉLULAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO EM SITUAÇÕES DE INFECÇÃO VIRAL. Revista InterSaúde, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 129-144, apr. 2020. ISSN 2674-869X. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_intersaude/article/view/139>. Acesso em: 26 apr. 2024.
Seção
Artigos