PERFIL DE SUICIDIO POR SOBREDOSE INTENCIONAL DE MEDICAMENTOS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Júlia Chioquetti Queiros Ricardo Silveira Leite Edson Hideaki Yoshida Thais Paulino Estanagel Mariana Donato Pereira Nathalia Serafim dos Santos

Resumo

O uso de medicamentos psicotrópicos em casos de suicido teve um aumento de forma crescente na população mundial. Os medicamentos psicotrópicos são substâncias, que afetam o comportamento e apresentam ação na atividade do sistema nervoso central, seu consumo indiscriminado pode provocar consequências graves a saúde inclusive causando dependência. O objetivo do estudo consiste em uma revisão da literatura sobre suicídio por sobredose intencional de medicamento mencionando circunstancias que levam a tal ato, e as classes medicamentosas envolvidas no suicídio. O método de busca para identificação dos estudos, foi a seleção de artigos que foram exploradas nas bases de dados MEDLINE (via Pubmed), BVS (Biblioteca Virtual de Saúde) e SCIELO (Biblioteca Eletrônica Científica Online), o método de inclusão foi artigos no período de 1999 a 2018 usando os descritores toxicologia, suicídio, medicamentos e intoxicação. A pesquisa foi realizada de fevereiro a novembro de 2019. Os resultados obtidos foram de 43 artigos, foi verificado a existência de 5 duplicadas nas bases de dados exploradas, permanecendo dessa forma com um total de 38 artigos, os quais foram submetidos à triagem de título e resumo, está triagem inicial removeu 10. Posteriormente, com a leitura completa dos 28 artigos, foi excluído 12 artigos, resultando em 16 artigos selecionados para este estudo. Conclui-se que devido à grande evidencia cientifica de suicídio e do uso indiscriminado de medicamentos pela população, o cuidado e a fiscalização tem se tornado de extrema importância na hora de realizar a dispensação, e o uso deste medicamento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
QUEIROS, Ana Júlia Chioquetti et al. PERFIL DE SUICIDIO POR SOBREDOSE INTENCIONAL DE MEDICAMENTOS. Revista InterSaúde, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 79-88, apr. 2020. ISSN 2674-869X. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_intersaude/article/view/130>. Acesso em: 16 apr. 2024.
Seção
Artigos