LEVANTAMENTO DAS EXPERIÊNCIAS DE PAIS E CUIDADORES SOBRE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO INDIVÍDUO PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Luana Gabriel Caroline Lombardi Crislei Pedro Grassi Nágila Garcia Galan de Oliveira de Oliveira

Resumo

 


RESUMO


 


A paralisia cerebral (PC) também conhecida como encefalopatia crônica da infância é uma patologia do grupo das encefalopatias hipóxico-isquêmicas perinatal, sendo a mais comumente a deficiência neurológica progressiva que incluem uma grande variedade de anormalidades denominadas paralisia cerebral. Em sua maioria, o paciente pode apresentar dificuldades nas atividades de autocuidado, bloqueio social, distúrbios na fala, intelecto e afasia. Torna-se significativo a presença de um cuidador diariamente, a fim de notar seus avanços e dificuldades, para junto com a equipe multidisciplinar desenvolver um atendimento específico e completo promovendo saúde e bem-estar. O papel do enfermeiro é relembrar e ensinar o cuidado integral através de uma relação próxima e contínua com a família, baseado na escuta e no diálogo, considerando aspectos sociais, culturais e afetivos. Objetivo: descrever as experiências que pais e cuidadores tiveram sobre a assistência de enfermagem ao indivíduo portador de PC. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado por meio de um questionário semi estruturado, aplicado à pais e cuidadores de indivíduos com PC de uma instituição de Jaú/SP, especializada em deficiências. A análise das respostas foi através da técnica de análise de conteúdo. Resultados e discussão: Participaram da pesquisa 13 entrevistados, responsáveis de crianças portadoras de PC, sendo 2 participantes excluídos devido a incontextualidade das respostas. Os pacientes entrevistados possuem de 2 a 32 anos, sendo 5 do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Um dos pontos abordados no questionário foi a opinião dos familiares sobre as orientações recebidas após o diagnóstico. Outra situação encontrada foram as falas de mães que trouxeram as dificuldades no cotidiano do ente especial. Conclusão: a referente pesquisa contribuiu para melhor compreender as maiores dificuldades enfrentadas pelos familiares e cuidadores desses pacientes, permitindo observar a grande necessidade de orientação de um profissional capacitado, visando aumentar a confiança daqueles que precisam de assistência.


 


Palavras-chave: Paralisia Cerebral; Enfermagem; Assistência;

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GABRIEL, Luana et al. LEVANTAMENTO DAS EXPERIÊNCIAS DE PAIS E CUIDADORES SOBRE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO INDIVÍDUO PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL.. Revista InterSaúde, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 23-36, apr. 2020. ISSN 2674-869X. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_intersaude/article/view/121>. Acesso em: 20 apr. 2024.
Seção
Artigos