TOXIDADE DA CARAMBOLA NO PACIENTE RENAL CRÔNICO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Emilia Lima Serafim Rodrigues Bianca Farias Granai Maria Laura Batista Primo Michelle Beatriz Alves Tortola Adriane Lopes Ana Claudia Ferrari Santos

Resumo

A carambola é uma planta pertencente à família Oxalidaceae, originária da Ásia, típica de regiões tropicais, e pode provocar alterações neurológicas e nefropatia aguda ocasionada por produção de oxalato em portadores de Insuficiência Renal Crônica (IRC). A função renal diminuída e ação da toxina poderão provocar graves alterações, e em virtude da exacerbada quantidade desta neurotoxina, os receptores de GABA influenciam nos circuitos e funções neurais, assim a não inibição do sistema GABAérgico favorece o aparecimento de soluços, confusão mental, crises convulsivas que poderão evoluir a morte. Desta forma, o objetivo deste artigo foi informar a comunidade acadêmica e os profissionais de saúde quanto à toxidade da carambola para a saúde humana, principalmente em relação aos indivíduos que possuem nefropatias ou função renal diminuída. Para a realização deste estudo de revisão da literatura foram utilizadas as bases de dados, artigos científicos e textos acadêmicos Os estudos analisados demonstraram a toxidade da carambola e seus riscos, destacando a importância de se alertar os pacientes com nefropatia crônica, em tratamento conservador ou dialítico, a não ingerir a carambola, papel este que deve ser assumido por toda a equipe multiprofissional envolvida no tratamento do paciente nefropata. Destacou-se também importância da prevenção da intoxicação, por meio da ação da equipe multidisciplinar de saúde nas orientações a população.


Palavras-Chave: Carambola. Toxidade. Neurotoxina. Saúde.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SERAFIM RODRIGUES, Maria Emilia Lima et al. TOXIDADE DA CARAMBOLA NO PACIENTE RENAL CRÔNICO. Revista InterSaúde, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 16-22, apr. 2020. ISSN 2674-869X. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_intersaude/article/view/118>. Acesso em: 20 apr. 2024.
Seção
Artigos