A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E ENSAIOS CLÍNICOS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Anelvira de Oliveira Florentino Fernanda Torres de Santana Franca Gercilene Cristiane Silveira Giovana Cristina Serra D’amico Vivian Saccomano Henriques

Resumo

RESUMO


A pesquisa clínica é um estudo sistemático que segue métodos científicos aplicáveis aos seres humanos. Objetivou-se, neste estudo, adquirir e ampliar conhecimento sobre a importância da ética no desenvolvimento da pesquisa e ensaios clínicos para os experimentos com seres humanos, tendo em vista proteger a sociedade de resultados dramáticos ocorridos no passado e tratar a experimentação com seres humanos com a responsabilidade necessária, prezando pela manutenção da ética nas pesquisas. Trata-se de um estudo operacionalizado mediante revisão integrativa. Realizou-se busca nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (MEDLINE), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PUBMED, Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e na coleção principal da Web of Science (Thomson Reuters). Verificou-se que (15,0%) são provenientes da base de dados PUBMED, (9,5%) da SciELO, (5,5%) da WEB OF SCIENCE e (2,0 %) da LILACS. Conclui-se que a pesquisa clínica e os ensaios clínicos, são a maneira eticamente mais apropriada para se obter conhecimento, testar e renovar conceitos ou contestar teorias e tratamentos em uso. Os benefícios resultantes da pesquisa clínica são extensivos a todas as pessoas. No entanto, é fundamental que a pesquisa clínica seja desenvolvida de forma a garantir a acurácia e qualidade dos dados, bem como a sua integridade, confiabilidade e reprodubilidade, assegurando, sobretudo, a importância de conscientizar os profissionais da área da saúde, bem como os estudantes da área, para o papel da ética, não só na pesquisa, mas como subsídio às relações diárias das pessoas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FLORENTINO, Anelvira de Oliveira et al. A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E ENSAIOS CLÍNICOS. Revista InterSaúde, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 91-111, sep. 2019. ISSN 2674-869X. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_intersaude/article/view/113>. Acesso em: 25 apr. 2024.
Seção
Artigos