ENVELHECIMENTO POPULACIONAL COM FOCO NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: O PAPEL DO FARMACÊUTICO

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mariana Donato Pereira Sabrina Bruna da Conceição Graziela Bósio Mariúba Nathalia Serafim dos Santos Marcia de Araújo Rebelo

Resumo

RESUMO


O uso de medicamentos é frequente em qualquer faixa etária, todavia é aparente que os idosos utilizam um maior número de medicamentos. A atribuição dos profissionais que assistem ao idoso é “aprender” a lidar com as limitações decorrentes da senescência, capacitar e aconselhar os cuidadores para o estabelecimento de uma parceria, adotar esquemas terapêuticos simples e, finalmente, maximizar a eficiência terapêutica do medicamento, minimizando o surgimento de eventos adversos. O objetivo desta pesquisa é elencar quais atitudes do farmacêutico contribuem para o uso racional de medicamentos entre a população idosa. Trata-se de uma revisão da literatura, realizada em artigos científicos e documentos governamentais publicados entre os anos de 2004 a 2017. Os estudos farmacêuticos, portanto, podem revelar situações que, por vezes, não são percebidas pelos profissionais prescritores, especialmente nos idosos, os quais apresentam diversos fatores que os predispõem a interações medicamentosas com consequentes reações adversas aos medicamentos. Mediante o exposto, conclui-se, que o farmacêutico tem um papel importante ao idoso porque deve acompanhar o tratamento e as intercorrências que podem surgir ao usar fármacos prescritos ou não. Assim, evitam-se interações medicamentosas, doses erradas ou exageradas, automedicações e assim oferecer qualidade de vida ao idoso.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PEREIRA, Mariana Donato et al. ENVELHECIMENTO POPULACIONAL COM FOCO NO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: O PAPEL DO FARMACÊUTICO. Revista InterSaúde, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 37-46, sep. 2019. ISSN 2674-869X. Disponível em: <http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_intersaude/article/view/109>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos