O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

1. CONSIDERAÇÕES GERAIS 

A Revista InterSaúde das FIJ é um periódico semestral destinado à divulgação da produção científica da área da saúde.
Serão aceitos artigos originais e inéditos, destinados exclusivamente à Revista InterSaúde, que contribuam para o crescimento e desenvolvimento da produção científica da Saúde. 
Os artigos encaminhados são submetidos à avaliação de até dois consultores ad-hoc, especialistas na área pertinente a temática do artigo e aprovados pelo Conselho Editorial.
Os trabalhos poderão ser enviados por via eletrônica. Concomitantemente, os autores deverão enviar um ofício em formato .pdf com a assinatura eletrônica digitalizada, solicitando a apreciação do manuscrito pela revista, autorização para sua publicação assinada por todos os autores e indicação da categoria do artigo segundo as definições explicitadas nas normas, com indicação de e-mail contato com o(s) autor(es). Especial atenção ao e-mail atualizado para contatos entre o Comitê Editorial e os autores dos textos originais.
Não serão admitidos acréscimos ou alterações após o envio para composição editorial e fechamento do número.
As opiniões e conceitos emitidos pelos autores são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial da Revista.
As pesquisas que envolverem seres humanos devem, obrigatoriamente, explicitar no corpo do trabalho o atendimento das regras da Resolução CNS 196/96 para estudos dessa natureza e indicar o protocolo emitido para a aprovação por Comitê de Ética reconhecido pelo CONEPE.

2. INSTRUÇÕES PARA O PREPARO E ENVIO DOS TRABALHOS

I - INFORMES GERAIS

A Revista InterSaúde das FIJ publica além de artigos originais, trabalhos de revisão, estudos de caso e/ou relatos de experiência, resenhas de livros e resumos.

Artigos originais: são considerados os trabalhos de pesquisa original e inédita, que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento na área. Devem ser organizados contendo, necessariamente: introdução, objetivos, métodos, resultados e discussão. Até 20 laudas.

Revisão: são pesquisas sistematizadas a partir da literatura, com análise crítica e reflexiva dessa produção, devendo conter claramente explicitados no corpo do trabalho: a delimitação do tema, objetivos, procedimentos adotados e conclusão. Até 20 laudas.

Estudos de caso e/ou relatos de experiência: são trabalhos que apresentem experiências relevantes no campo da assistência ou ensino, que podem servir como indicadores de melhoria da abordagem de pessoas, com vistas a potencializar as ações de enfermagem e saúde. Até 10 laudas.


Resenhas de livro: constitui-se de uma análise crítica de obra recentemente publicada. Até 3 a 5 laudas.

II - FORMA DE APRESENTAÇÃO 

Os trabalhos deverão ser apresentados em formato compatível ao MS Word for Windows, digitados para papel tamanho A4, com letra Arial ou Times New Romant, tamanho 12, com espaçamento entre linhas igual a 1,5 em todo o texto, margem superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita a 2,0 cm.

Título: deve ser apresentado justificado, em caixa alta, negrito e nas versões da língua portuguesa e inglesa. 

Autores: nome(s) completo(s) do(s) autor(es) deve ser apresentado justificado, com as respectivas instituições e e-mail do autor corresondente atualizado.

Resumo e descritores: devem ser apresentados na primeira página do trabalho em português e inglês, digitados em espaço simples, com até 300 palavras, contendo obrigatoriamente introdução, objetivos, métodos, resultados e discussão e conclusões. Ao final do resumo devem ser apontados de 3 a 5 descritores ou palavras chaves que servirão para indexação dos trabalhos.  

Estrutura do Texto: a estrutura do texto deverá obedecer as orientações de cada categoria de trabalho já descrita anteriormente, acrescida das referências bibliográficas, de modo a garantir uma uniformidade e padronização dos textos apresentados pela revista. Os anexos (quando houverem) devem ser apresentados ao final do texto.

Ilustrações: tabelas, figuras e fotos devem estar inseridas no corpo do texto contendo informações mínimas pertinentes àquela ilustração (Por ex. Tabela 1; Figura 2; etc) e devem ser de autoria própria ou acompanhadas de autorização do autor original para serem submetidas à publicação.

Citações: as citações ipsis literis de referências bibliográficas deverão aparecer entre aspas, incluídas no texto e indicando o número da página. Neste caso são necessário recuos nos parágrafos. Isto é Arial 10 e na sequência do texto, sem recuos de parágrafos com menos de 3 linhas. No corpo do texto, devem ser especificadas as fontes segundo AUTOR, DATA. Para dois autores, AUTOR 1 & AUTOR 2, DATA e, para três autores e mais AUTOR 1 et al, DATA.

Errata: os pedidos de correção deverão ser encaminhados em, no máximo, 30 dias após a publicação.

Referências bibliográficas: devem ser digitadas de acordo com a ABNT, NBR 6023 e ordenadas em ordem alfabética. Este item deverá conter apenas os autores citados no corpo do texto.

III - EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Artigos em periódicos:


MARTINS, M. M.; BOEMER, M. R. Produção científica sobre o tema da morte e do morrer: estudo de um periódico. Revista Gaúcha de Enfermagem. v. 22, n. 2, p. 141-156, jul, 2001.
Observação: até três autores, deve-se colocar todos. Mais de três, deve-se indicar o primeiro nome e a expressão et al.


Livros:


ALBARRACÍN, D. G. E. Saúde e doença na Enfermagem: entre o senso comum e o bom senso. Goiânia: Editora AB, 2002.


Capítulos de livros:

TAVARES, C. M. M.; TEIXEIRA, E. R. Trabalhando com representações sociais na Enfermagem. In GAUTHIER, J. H. M.; CABRAL, I. E.; SANTOS, I. TAVARES, C. M. M. Pesquisa em Enfermagem: novas metodologias aplicadas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.


Tese/Dissertação/Monografia:


SOUZA, A. C. S. Risco biológico e biossegurança no cotidiano de enfermeiros e auxiliares de enfermagem. 2001. 183p. Tese (Doutorado) Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.

Jornais:


SOUZA, H.; PEREIRA, J. L. P. O orçamento da criança. Folha de São Paulo, 02 de maio de 1995. Opinião, 1º Caderno. São Paulo, 1995.


Leis/portarias/resoluções:


BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 196 de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras da pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, 1996.


Obras em CD-ROM:


PEDUZZI, M. Laços, compromissos e contradições existentes nas relações de trabalho da Enfermagem.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 53., Curitiba, 2001. Anais. Curitiba, 2001. CD-ROM

Internet:


CASTRO, A. M. Desenvolvimento e subdesenvolvimento [online]. Disponível: http://www.josuedecastro.com.br/port/desenv.ht ml [capturado em 20 fevereiro 2001]. 


Observação: Todo texto extraído da internet possui um autor ainda que institucional. 


Periódicos disponíveis por meio eletrônico:


SOUZA, H.; RODRIGUES, C. A alma da fome é política. Jornal do Brasil [online], São Paulo, 12 set. 1993.Disponível: http://www.geocities.com/athens/thebes/7046/fome. ht m [capturado em 11 jul. 2001].